Ligue: (31) 98387-7878 (WhatsApp) - Secretária Online
MATÉRIA
Como faço nas festas de final de ano?

Muitos pacientes me perguntam como vai ficar a alimentação nas festas de final de ano. O que eu sempre digo é que o excesso é o mal de tudo! Infelizmente muitos comem com os olhos, ficam “tentados” a comer tudo o que evitou no plano alimentar e por ser um momento mais tranquilo, de festejar, pensam também na “libertação” da alimentação.

O mais importante a entender é que a reeducação alimentar e um plano alimentar não te privam de refeições para sempre. A mudança de hábitos alimentares é gradual e para isso a conscientização dos novos alimentos na rotina é importante. Os novos alimentos introduzidos com o tempo se fixam mais no cérebro e com isso eles se tornam parte da sua dieta, alimentação.

Por que estou falando disso? É importante as pessoas terem a consciência de fazer um PLANO alimentar e não uma DIETA. A dieta faz você sempre pensar que será privado de tudo até conseguir seu objetivo, te remete a “prisão alimentar”, a sacrifícios e coisas nada agradáveis. Você que está em tratamento ou está em busca, deve sempre falar de plano alimentar porque ele vai ser o planejamento da sua alimentação para saber o que comer e quando comer para o resto da vida!

Com a conscientização depois da reeducação alimentar as pessoas passam a escolher bem os alimentos e aqueles ditos saudáveis ficam mais presentes inclusive nas festas de final de ano! É onde eu quero chegar! Se você espera todas as festas, feriados, etc para comer o que gosta mais ou para tirar o “atraso” do que resistiu, o seu caminho não está certo!

Mas calma! Claro que tem alimentos que desejamos mais e nem sempre eles são saudáveis não é mesmo? Mas a conscientização da alimentação correta faz com que você coma este alimento mas sem ficar desesperado pelas consequências e sem abusar!

Este texto introdutório foi para mostrar a relevância na busca pelo caminho certo e já é uma dica muito importante para a alimentação no final de ano!

Vários estudos reportam que o cérebro precisa ser constantemente incentivado e lembrado da nova alimentação e para isso a repetição tem que ser no mínimo de 15 vezes para o cérebro “acostumar” e os estudos também mostram que um deslise em algumas pessoas pode ser fatal! O cérebro passa a pedir os alimentos ruins e todo o “sacrifício” pode se perder.

Veja aqui algumas dicas importantes para não perder o que já conquistou:

1 – Sempre se alimentar com rotina, de 3 em 3 horas inclusive nesses feriados para não ficar com fome acumulada e o seu corpo pedir alimentos engordativos;

2 – Antes de ir para as festas sair de casa alimentado de preferência com uma salada de frutas composta por melancia, abacaxi, manga, banana e suco de laranja. Colocar na salada de frutas granola ou aveia em flocos para aumentar a saciedade;

3 – Na festa escolha alguns itens como por exemplo as oleaginosas que são aceleradores do metabolismo e reduzem a compulsão alimentar;

4 – Evite beliscar a festa toda. Escolha um momento para comer;

5 – No prato escolha os vegetais verde escuros para aumentar a destoxificação no fígado e tente comer primeiro a salada regada em azeite;

6 – Prefira o tender, pernil, lombo ou peru assado;

7 – Escolha o arroz integral ou arroz com nozes ou arroz com brócolis;

8 – Aproveite esta época para comer leguminosas como lentilha, grão de bico, ervilha para aumentar o seu aporte de vitaminas do complexo B e minerais que estão envolvidos no metabolismo e levando em conta que eles aumentam a saciedade;

9 – Cuidado com o uso de bebida alcoólica. Além das calorias elas alteram os hormônios e fazem engordar;

10 – Sempre se hidratar! Prefira água, água de coco, suco natural e chás.

11 – Ao escolher um doce, prefira o que contenha frutas e evite o excesso sempre;

12 – Não fique preocupado se comer alguma besteira a mais, o mais importante é escolher corretamente e não abusar! Nós engordamos com os olhos! O ser humano tende a comer mais do que precisa!

13 – Não deixar que as festas de final de ano se acumulem para o mês de janeiro, fevereiro e assim para o ano todo. Não enrole para “retornar” a sua alimentação adequada e ao seu planejamento alimentar!

Com essas dicas você pode reduzir as consequências sem se privar de nada!

Desejo a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

VOLTAR PARA MATÉRIAS