A cada dia mais os pacientes relatam que comem carne de churrasco em self service e isto está ficando cada vez mais comum. Alguns ingerem maiores porções do que deveriam porque misturam as carnes com os miúdos. A tentação é ainda maior. Mas muitas pessoas acham que a carne de churrasco é mais saudável por estar mais “seca” e fazem esta opção no restaurante.
Infelizmente a carne de churrasco consumida todos os dias faz muito mal a saúde. A fumaça do carvão, aquela crosta mais escura que fica nas carnes, o molho que é colocado para dar cor as carnes e tempero são os que trazem malefícios como câncer, gastrite, piora de úlceras, alterações no nosso DNA, aumento da pressão arterial, ganho de gordura abdominal.
Muitos estudos científicos relacionam o consumo de carne de churrasco e câncer de estômago. É muito importante salientarmos que estas doenças aparecem ao longo de nossas vidas e que a soma da má alimentação, sedentarismo, estresse faz com que haja o aparecimento destas doenças.
Outro malefício bastante comum é o aumento de dor de estômago causado pela dificuldade de digestão que estas carnes provocam. Esta má digestão pode causar lesões na parede do estômago e menor absorção de vitaminas e minerais importantes.
E para fazer carne de churrasco a maioria dos estabelecimentos colocam molhos ricos em sal para temperar e para dar cor vistosa. Estes molhos aumentam a pressão arterial, inchaço e pode até dar dor de cabeça.
Não se deve consumir estas carnes todos os dias, preferir sempre ensopados, assados e ir alternando sempre. É muito importante a procura por uma nutricionista para que haja um maior equilíbrio na ingestão dos alimentos.
*Texto exclusivo do site Ana Paula Fidélis – Nutricionista em BH.