O Diabetes é uma doença metabólica classificada em dois tipos. Denomina-se Diabetes tipo 1 ou Diabetes tipo 2. Atualmente está aparecendo em maior número o Double-diabetes, uma nova classificação.
Primeiramente a insulina é um hormônio responsável por colocar o açúcar que está no sangue (quando há ingestão de carboidratos, como pães, massas, bolos, doces, refrigerantes) dentro das células para haver produção de energia.
O Diabetes Tipo 1 é uma doença auto-imune caracterizada pela destruição das células beta-pancreática responsáveis pela produção de insulina no nosso organismo. Esta destruição ocorre porque o organismo identifica as células do pâncreas como corpos estranhos e as destrói. Esta doença auto-imune não tem uma causa específica, mas já se estuda a possível relação entre a alimentação alergênica e o aparecimento de doenças auto-imunes. Esta doença geralmente aparece na infância até a adolescência. Pessoas com este tipo de doença precisam de usar insulina para o resto da vida.
O Diabetes Tipo 2 é uma doença que tem mais caráter genético que o tipo 1 e é causada pelo sedentarismo, obesidade, resistência a insulina, síndrome do ovário policístico. É uma incapacidade das células em receber esta glicose. Há produção de insulina, mas esta não consegue colocar o açúcar dentro das células. Este paciente não precisa de insulina e com dieta e exercícios físicos pode responder muito bem ao tratamento sem ter que usar algum medicamento.
O Double-diabetes é o paciente que tem o diabetes tipo 2 mas com falta de cuidado com a alimentação e sedentarismo desenvolve o diabetes tipo 1, ou seja, o corpo produz muita insulina para colocar o açúcar dentro da célula de tal forma que há perda da capacidade funcional do pâncreas em produzir esta insulina. O paciente passa então a ter que injetar insulina para o resto da vida.
Diabetes Gestacional é o diabetes transitório na gestação e pode ser revertido com a alimentação adequada. Em muitos casos o diabetes persiste depois da gestação.
Consequências para o descontrole do Diabetes:
» Doenças Renais;
» Infartos e Doenças Cerebrais;
» Grande dificuldade de cicatrização;
» Cegueira
» Amputação de Membros;
» Sintomas como mal estar, enjôo, fraqueza, desmaios, perda de peso, sonolência intensa, dormência nas pernas, fome exagerada, sede extrema e vontade de urinar várias vezes.
O tratamento para os diferentes tipos de Diabetes englobam a alimentação saudável e prática regular de atividades físicas. A alimentação com grãos integrais, vegetais, verduras, fibras, gorduras saudáveis é fundamental para melhora do quadro.
Procure já o profissional nutricionista para que você tenha uma qualidade de vida! Não faça escolhas erradas! Lembre que cada organismo responde diferente frente a um determinado alimento.
Veja aqui o Programa de Melhora de Doenças, Sinais e Sintomas.
*Texto exclusivo do site Ana Paula Fidélis – Nutricionista em BH.