Ligue: (31) 98387-7878 (WhatsApp) - Secretária Online
MATÉRIA
Linhaça: conheça mais

Você certamente já ouviu falar ou consome a linhaça. Vamos aprender um pouco mais sobre esta semente, seus beneficios, como utilizá-las e quem pode consumí-las.

A linhaça é uma semente que pode ser da cor marrom ou dourada. A mais comercializada e mais barata é a marrom, mas não é a com melhor qualidade nutricional. A dourada é conhecida por ter maior vantagem nutritiva visto que a marrom contém muitos fatores antinutricionais, ou seja, são fatores que prejudicam a absorção de alguns minerais e vitaminas.

Esta semente contém fibras solúveis responsáveis por diminuirem a absorção de gorduras, açúcares, diminuir o colesterol, aumenta o funcionamento do intestino, previne contra o câncer e favorece o crescimento das bactérias benéficas.

As lignanas, compostos que contem propriedades anticâncer também estão presentes na linhaça. Além desta função, ela diminui a inflamação no nosso organismo, diminui a pressão arterial, os triglicérides, previne a agregação plaquetária (desenvolvimento de trombose e aterosclerose), é antifúngica e antioxidante. E você sabia que são as bactérias presentes no nosso intestino que convertem um substância que existe na linhaça em lignana? Mais uma vez a importância de ter um intestino saudável e sem disbiose.

A linhaça também é fonte de ômega-3, uma gordura importante para o nosso corpo que protege contra doenças cardíacas, reduz a inflamação, é ótima para o cérebro dentre outras funções.

Mas já se sabe que em muitas pessoas com disbiose, excesso de peso, estresse elevado, sistema imunológico diminuído, a conversão do ômega-3 para EPA e DHA, parte boa desta gordura, não é feita porque há deficiências de vitaminas e minerais que transformam. Ao invês de transformar em efeitos benéficos, há o aparecimento de efeitos maléficos como aumento da inflamação, piora do quadro de obesidade e outros. Assim, mais importante olharmos a individualidade bioquímica. Tudo tem o seu tempo para se consumir e nem todos podem ter o mesmo benefício.

Esta semente deve ser consumida na forma triturada para seus benefícios serem alcançados. A semente inteira somente irá ajudar no funcionamento do intestino, sem haver os benefícos descritos. Dica importante: comprar a semente e triturar na hora que for colocar em uma preparação. Não comprar a triturada porque além de ser muito mais cara, ela oxida e forma fungos.

Ela também existe na forma de óleo. Contém maiores concentrações das substâncias benéficas, é indicado para prevenção de doenças cardiovasculares, Alzheimer, aumento da memória e aprendizado e outros. O óleo é comestível e pode ser colocado em saladas. Não pode esquentar.

Dicas de uso da linhaça: pode ser colocada em saladas, frutas, sucos, sopas, massas de bolos e pães.

Fonte: ANutricionista.Com – Ana Paula Fidélis – CRN9 6192 – Nutricionista em Belo Horizonte.

 

VOLTAR PARA MATÉRIAS